segunda-feira, 14 de março de 2011

CÉU: A ÁFRICA APONTA O FUTURO DA MÚSICA







"Não penso que música estou fazendo. 
 Simplesmente faço um som."
Céu


Gata garota nascida na Concrete Jungle. Uma paulistana bem criada por um pai professor/produtor de música (Balão Mágico) e uma mãe artista plástica. Aos quinze anos decidiu: serei cantora! E tratou de ir estudar música. Aos dezoito estava só, em Nova York, se atirando no mundo, na vida...correndo atrás de seu sonho. O destino lhe colocou em seu caminho o músico e produtor Antonio Pinto, compositor das trilhas sonoras dos filmes "Central do Brasil" e "Cidade de Deus" que imediatamente sabedor do potencial da jovem cantora apresentou-lhe seu amigo o também produtor Beto Villares...um jovem tão sonhador quanto ela, cheio de ideias, e pronto a engendrar um som planetário, fincado em tudo que nasceu da "África Mãe": o samba, o candomblé, o maxixe, o samba de roda, bossa nova, jazz, rythm'n'blues, soul, rock, reggae, dub, mangue beat, afro beat, world music, acid jazz...
Céu carrega em seu DNA sonoro Billie Holiday, Orlando Silva, João Gilberto, Cartola, Paulinho da Viola, Ray Charles e é fã ardorosa de Bob Marley, Bebel Gilberto, Marisa Monte, o nigeriano Fela Kuti-uma de suas maiores inspirações- Massive Attack,  Portshead, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e tantos outros.
Ela é o que de mais importante se fez na música brasileira a partir da segunda metade da década passada. Além de excelente cantora Céu compõe todo o seu repertório e, desfruta ainda, de  presença marcante em palco por sua graça e beleza. Está a anos-luz à frente de suas concorrentes contemporâneas, tão badalas pela medíocre mídia tupiniquim. Seus dois obrigatórios discos-CéU e Vagarosa- ensinam as novas gerações antenadas, ávidas por novidades, o real futuro de nossa música, a brasileira e a do resto do planeta.

AC Ribeiro Jr.


Malemolência


Veio até mim 
Quem deixou meu olhar assim
Não pediu minha permissão 
Não pude evitar tirou meu ar fiquei sem chão

Menino bonito
Menino bonito ai
Ai menino bonito
Menino bonito ai

Menino bonito
Menino bonito ai
Ai menino bonito
Menino bonito ai

É tudo o que eu posso lhe adiantar, eh
O que é um beijo se, eu posso ter o teu olhar?
Vai na dança cai
Vem pra roda da malemolência

Menino bonito
Menino bonito ai
Ai menino bonito
Menino bonito ai

Menino bonito
Menino bonito ai
Ai menino bonito
Menino bonito ai

É tudo o que eu posso lhe adiantar, eh
O que é um beijo, se eu posso ter o teu olhar?
Cai na dança cai
Vem pra roda da malemolência

Menino bonito
Menino bonito ai
Ai menino bonito
Menino bonito ai.

Alec Haiat / Céu








Nenhum comentário:

Postar um comentário