quarta-feira, 9 de março de 2011

ÁFRICA: MULHER MÃE E OS SEUS FILHOS TAMBORES







Mãe África

Quando Olodunmare

veio habitar a Terra

enflorou-me a cerviz.

Meus seios fartos e generosos

alimentaram minha prole numerosa

que cresceu livre e feliz.

Meus filhos - guerreiros ousados

minhas filhas - moças gentis

como aves do deserto
viviam em campo aberto

- Abençoada raiz!
Hoje, minha prole espalhada,

a minha alma amortalhada,

como andarilha, não pára,

- Vagueia pelo Saara!
Os gritos dos que partiram

ainda ecoam em meus ouvidos

como o rugir do trovão
em noite de tempestade...

- E ainda falam em humanidade!
Sinto-me só, abandonada,

sem passado e sem presente

- Meu coração está doente!

Não deixem perecer a fé
que foi em mim plantada

pelo Senhor Olodunmare.

Eliza Teixeira


                                                                                                                  
"Ao Novo Mundo, o negro trouxe muitos presentes, sua comida, sua música, dança e costumes, sua carne  
 generosa."
  
 Júlio Barroso


"Misteriosamente
  O Badauê surgiu
  Sua expressão cultural
  O povo aplaudiu."

  Môa de Catendê





Nenhum comentário:

Postar um comentário